A Empresa

Home / A Empresa

O melaço é um co-produto líquido que se obtêm da fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto que até a metade do século passado não tinha grande aproveitamento, o produto era despejado em estradas de terra de acesso as usinas ou em “carreadores” de plantação de cana, para compactação do solo.

Em meados dos anos 50, instalou-se no Brasil uma filial de uma multinacional americana, voltada (na época) unicamente para a produção de fermentos biológico – produto indispensável para a produção de pães, bolos e diversos outros alimentos – que tinha e tem até os dias de hoje, como matéria-prima principal, o melaço de cana de açúcar.

Nesta época, integrantes da Família Cassano que atuavam no mercado de transporte de produtos agrícolas desde 1923, foram convidados a transportar o melaço em caminhões tanques para a multinacional localizada em Jundiaí, agregando assim, valor ao produto.

O uso do melaço, motivado por novas pesquisas e também pelo seu baixo custo, começou a ser utilizado em larga escala em outros mercados – fabricação de rações bovinas, suínas e avícolas; fundição; siderurgia; fabricação de vinagres entre outros – e, com a experiência adquirida pela Família Cassano, com o objetivo de estabelecer vínculos entre as indústria de cana de açúcar e álcool e consumidores de melaço, foi criada em 21 de Outubro de 1956, a empresa de transporte “Irmãos Cassano”.

Porém, existia um problema a ser resolvido, o uso do melaço era restrito: as usinas de açúcar e álcool produziam o melaço quatro meses durante o ano e o vendiam somente em grandes quantidades. Neste cenário, mais uma vez, a Família Cassano, percebeu a possibilidade de atender o mercado, inclusive empresas de pequeno porte, durante o ano todo construindo tanque próprio para armazenamento no período de entressafra.

Desta forma, A Empresa Melaços Brasileiros Ltda. estabeleceu-se em Satinho, até então, Distrito da comarca de Piracicaba, em 14 de Junho de 1973 para atender a esta nova demanda de mercado.

Permanecemos até hoje, em Saltinho, com a administração da 3º geração da Família Cassano, executando fielmente nossas pretensões iniciais: Disponibilizamos para clientes de pequeno, médio e grande porte, o melaço em qualquer época do ano com a qualidade e quantidade exigida pelo mercado.

“MELAÇOS BRASILEIROS, MELAÇO O ANO INTEIRO”